O Dart é um carro que nunca deveria ter existido, dada a estrutura Chrysler Corporation e hierarquia, mas existiu e foi um sucesso de vendas, com um capô gigantesco que abrigava um V8 de 273 polegadas cubicas. Nos EUA e Canadá ele foi fabricado de 1967 a 1976. Em testes o Dart cravou quase 180 km, acelerou de 0 a 100 Km/h em 12 segundos e consumiu 5,5 Km/Litro na cidade e 7 Km/Litro na estrada.
A Chrysler chegou ao Brasil na década de 60 comprando a Simca, mas só foi instalar-se no pais com o lançamento do Dodge Dart, em 1970. Era um grande avanço para a época. Enquanto ainda predominavam por aqui velhos modelos já descartados pelas matrizes, o Dodge Dart fabricado no Brasil era semelhante ao lançado no ano anterior no mercado americano. Em termos de segurança, o modelo também representava um avanço. Ele foi o primeiro carro brasileiro a parte dianteira que se deformava progressivamente em caso de choque, absorvendo parte do impacto e diminuindo assim os riscos de ferimentos para os passageiros. O recurso de segurança foi testado logo no lançamento, em São Paulo, quando um jornalista acabou acertando uma árvore.
A firmeza da carroceria era ponto positivo, bem como a temperatura estável do vigoroso motor. Apesar de o carburador se abrir em etapas, o que fazia o carro saltar na rotação de mais torque, era agradabilíssimo calcar o acelerador e sentir o Dart arrancar, com os pneus cantando no asfalto. Para 1971 a Dodge lançou o Dart cupê, que em seu teste de outubro de 1970 alcançou até 181,81 km/h e se tornou o nacional mais veloz a passar pelo crivo da revista. Dois meses depois, a honraria foi assumida pelo irmão Charger R/T, com taxa de compressão mais alta e 215 cv. Direção hidráulica passou a ser opcional naquele ano. Logo em seguida, o catálogo ganhou o reforço do câmbio automático Torqueflite de três velocidades. Somados ao ar-condicionado opcional, eram itens que ajudaram a fazer do Dart uma referência em conforto, ainda que o acabamento não fosse primoroso. Em 1972, freios dianteiros a disco entraram para a lista de opcionais. Subdividida em várias versões, a linha 1973 trouxe frente e traseira novas e acabamento melhor. Nesse ano a crise do petróleo transformou os motores V8 em verdadeiros vampiros sorvedores de combustível e de dinheiro.
Fiquem agora com algumas imagens desse muscle car.
Agora o Dart 2013 que será o mais novo sedam compacto da Dodge Com fortes linhas aerodinâmicas e lanternas traseiras unidas, as imagens do modelo revelou um Dart moderno. Mas isso já era prevista desde quando a marca revelou fotos do interior do carro: pensado para amantes de gadgets, há vários espaços desenhados no painel do veículo para o motorista acomodar um iPad, um MP3 Palyer ou o celular.
O sedã compacto deverá ir para o mercado norte-americano já neste primeiro semestre do ano. O modelo será oferecido em quatro versões de acabamento, incluindo a esportiva R/T. Há rumores de que o novato poderá servir de base para uma nova geração do Fiat Linea brasileiro.
O Dart 2013 vem com duas funções: substituir o Dodge Caliber e a de ser mais uma aposta da marca para o segmento dos sedãs compactos nos EUA, competindo com o Chevrolet Cruze e o Ford Focus. O modelo é o primeiro projeto da aliança entre o Grupo Chrysler e a Fiat.
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